Vida Saudável e seus Benefícios para a Saúde

Vida Saudável

Vida saudável é a necessidade indispensável de todas as pessoas, porque sem saúde a vida não é verdadeiramente vivida. O caminho certo para a felicidade é ter energia, ser saudável, alimentar-se bem e praticar exercícios para continuar feliz no futuro e sem preocupações com a saúde. Os benefícios e a satisfação produzidos com essas atitudes podem ter resultados simultaneamente rápidos e demorados.

Estamos cada vez mais a caminhar numa direção, onde as pessoas se apercebem, finalmente, que ser saudável é muito mais do que não estar doente. http://DIETA 21 DIAS https://go.hotmart.com/O5592252L

Não podemos permitir que a vida passe por nós sem que a vivamos com energia e estímulos que nos transmitam felicidade. Devemos tornar a vida apetecível e estimulante, bastando para isso, que tenhamos uma postura assertiva, ativa e participativa perante a mesma.

Muitas vezes, não conseguimos deter o trajeto da vida. Pese embora esse facto, a vida também é fruto das nossas atitudes e comportamentos. Nós somos, por isso, o resultado das nossas vivências.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como ter uma vida saudável?

“o que fazer para ser saudável”, “como começar uma vida saudável”, ou “como ter uma vida saudável e feliz?”, são questões colocadas, frequentemente, pelas pessoas.

Debrucemo-nos, primeiramente, sobre a questão: o que é ser saudável? Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. Ou seja, ser saudável não é apenas a ausência de doença, mas essencialmente o bem estar físico e mental do indivíduo. Não é por acaso que a OMS define a saúde desta forma, dando à palavra um significado muito mais abrangente do que apenas o simples sintoma da doença.

Ainda que a saúde apareça, naturalmente, associada à palavra medicina, esta vai muito para além do significado que, muitas vezes, o senso comum lhe atribui, associando-a apenas, normalmente à medicina curativa. A medicina é, todavia, bem mais do que isso, pois a sua preocupação maior é a prevenção de doenças.

Os médicos estão conscientes que a prevenção é fundamental num sistema de saúde que se quer “saudável”.

Se quiser saber mais sobre este tema, leia neste blog sobre medicina preventiva.

O estilo de vida das pessoas, a má alimentação, o stress, entre outros fatores, estão a contribuir, fortemente, para agudizar os problemas. Poderíamos citar, como exemplos, a diabetes e a hipertensão arterial, doenças muito associadas aos hábitos das populações modernas.

Muitos dos problemas que a medicina moderna ajuda a solucionar poderiam ser, facilmente, evitados se fossem seguidas algumas das recomendações essências à prática de um estilo de vida saudável.

Mudar hábitos e condutas é imperativo e inadiável. Não queremos dizer com isto que devamos seguir à risca, todas as regras para uma vida saudável, como se tratasse de um plano rígido, penoso e até castrador para as pessoas. A vida deve ser vivida com intensidade e com prazer porque nunca devemos nos tornar prisioneiros da nossa rotina e e procurarmos estabelecer comportamentos que nos tornem mais saudáveis.

A vida é feita de escolhas, por isso, tome atitudes conscientes, estabeleça equilíbrio analisando os benefícios e as contraindicações das suas preferências, para uma vida mais saudável, sem esquecer que é a sua qualidade de vida que deseja melhorar./

Podemos mudar as atitudes que nos animem e nos levem a ser felizes e simultaneamente melhorem a nossa saúde, sabendo que nem sempre é possível; às vezes é difícil, mas na maioria dos casos, é possível conseguir alcançar.

Exemplificando, imagine-se fazendo uma caminhada ao ar livre a saborear a sua fruta preferida. São duas atitudes simples que são fáceis de executar, que podemos desfrutar na nossa condição de vida e melhorar a nossa saúde.

Alimentação e Atividade Física

Para se uma vida saudável, temos que ter responsabilidade. Não podemos comer quantidades exageradas de açúcar diariamente, porque se futuramente tenhamos que contrair diabetes será uma casualidade e não porque contribuímos para isso. Por estarmos todos os dias sujeitos a altas cargas de estresse de maneira persistente não devemos pagar futuramente por isso. Não devemos achar que poderemos ser fumantes por muito tempo e não adquirirmos problemas respiratórios e uma defasagem da nossa qualidade de vida.

As nossos comportamentos, cedo ou tarde, irão refletir na nossa saúde.

Com certeza, a nossa atitude em relação à nossa saúde, é um passo decisivo para nos tornar mais saudáveis. Pense na vida pelo lado positivo e sinta-se bem antes de qualquer iniciativa incorreta.

Dê atenção em pelo menos duas iniciativas importantes:

Primeira, a nutrição. Uma boa alimentação, pode fazer muito mais pela sua saúde do que você imagina. Nutrição e vida saudável estão sempre presentes no nosso cotidiano.

Em segundo plano estão os exercícios físicos. Estes, sendo executados adequadamente, podem melhorar bastante a sua saúde e bem estar, contribuindo para uma boa qualidade de vida.

Faça seus exercícios como algo positivo e relaxante e não como obrigação. Dê preferência às atividades que mais gosta e sinta os benefícios que eles irão proporcionar.

Estabeleça estes dois métodos e desfrute de uma vida mais saudável.

Melhorar a Qualidade de vida

A maioria das pessoas já sentiu o desconforto causado por uma dor de coluna e o incômodo provocado por constipações repetidas causadas por debilidades do nosso sistema imunológico.

Podemos citar muitos exemplos de desconforto provocados pela má qualidade de vida, porém entendemos que a doença ou o mal estar diminuem sensivelmente a nossa qualidade de vida.

Vivemos atualmente uma fase em que o tempo dita as nossas regras. A falta de tempo suficiente, nos leva a viver correndo constantemente.

Não temos tempo suficiente para fazer uma boa alimentação, não temos tempo para praticar exercícios físicos, não temos tempo para conversar com as pessoas, não temos tempo para fazer atividades essenciais na nossa vida. Estas realidades são causas de muitos problemas, provocando vários problemas para nossa saúde e bem estar.

Com esses problemas, as pessoas são fortemente atingidas na sua saúde e qualidade de vida.

Resumindo, só é possível termos uma boa qualidade de vida sem com hábitos de vida saudáveis.

Longevidade saudável

A estimativa média de vida há décadas atrás era inferior à atual, porque com o aprimoramento e o avanço de vida e avanço da medicina,  as condições para uma vida melhor, crescem gradativamente. Ainda bem que tudo evoluiu, porque todas as pessoas almejam viver mais e melhor.

Nossos objetivos não incluem apenas viver mais tempo, e sim ter uma saúde útil, duradoura, ativa, saudável, feliz e com objetivos voltados para o futuro. Viver mais não significa viver melhor, porque muitas vezes, a perspectiva média de vida é alcançada mediante tratamentos adequados, que às vezes um tratamento complexo não seja tão eficaz. Portanto, o objetivo da maioria das pessoas é viver mais e com melhor qualidade de vida.

longevidade também está na nossa qualidade de vida. Devemos nos concentrar na manutenção de uma condição saudável, acreditando que as nossas atitudes presentes, terão grande influência em nossa saúde no futuro.

Se você quiser ter uma vida saudável, por mais tempo, comece a mudar seus hábitos alimentares e físicos, medidas certas que favoreçam o seu bem estar atual.

Benefícios de uma vida saudável

Existem muitos benefícios para o viver saudável das pessoas, não sendo necessário descrever todos, porque a maioria das pessoas já sabem o que é preciso para viver saudavelmente, o quanto é gratificante nos sentirmos saudáveis e o quanto é penoso nos sentirmos doentes.

Cinco Dicas para se ter uma Vida Saudável:

  • Prática de atividade física
  • Alimentação equilibrada
  • Manutenção de sono reparador (dormir de 6 a 8 horas)
  • Manter uma boa alimentação
  • Realizar exames complementares e de rotina pelo menos uma vez por ano.

Existe atualmente, um grande empenho das pessoas para manter a saúde e prevenir as doenças, onde observamos que a medicina tem evoluído muito nos últimos anos. Estes avanços da medicina trouxeram uma maior perspectiva e melhor qualidade de vida para as pessoas.

Na falta da saúde, ficamos muito dependentes, não podendo,  portanto, vivê-la e desfrutá-la em toda sua plenitude.

Devemos portanto pensar no nosso futuro, porque a nossa qualidade de vida também será o reflexo da forma como vivemos hoje.

Fonte: Pesquisa online

Imagens: Google.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *