Síndrome de Tourette

síndrome de tourette 1Síndrome de Tourette é uma anomalia neuropsiquiátrica que se caracteriza com sintomas de tiques múltiplos, motores ou vocais, com duração de mais de um ano e, na maioria dos casos, começam a ocorrer na infância.

Geralmente os tiques nervosos são diversificados e se diferenciam em uma semana ou de um mês para outro.Na maioria dos casos, os tiques ocorrem em ondas, com intensidade e frequência que variam, agravam-se com o estresse, não estão interligados a fatores emocionais, mas podem estar associados a transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) e ao distúrbio de atenção e hiperatividade (TDAH). Não é descartada a possibilidade da existência de fatores genéticos interagindo às condições mencionadas. A causa da síndrome de Tourette ainda é desconhecida.

A síndrome de Tourette se inicia com o aparecimento dos tiques nervosos em 80% dos casos. São eles: piscar, franzir a testa,  contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair os músculos abdominais e outros grupos musculares; movimentos complexos que dão a impressão que são propositais, tais como bater em objetos que estão por perto.

Os ruídos não articulados são característicos dos tiques vocais, são eles: tossir, fungar, limpar a garganta e muitos outros em que acontece a emissão parcial ou completa das palavras.

Em 50% dos casos, ocorre o uso incorreto de palavras (coprolalia), gestos obscenos (copropraxia), a prática de insultos, a emissão de sons repetidos, palavras ou frases pronunciadas por outras pessoas (ecolalia).síndrome de tourette 3

DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE TOURETTE:

O diagnóstico da síndrome de tourette deverá ser clínico, devendo seguir aos seguintes cuidados: 1º- tiques motores variados e um ou mais tiques vocais deverão apresentar-se por determinado tempo, mas não obrigatoriamente ao mesmo tempo. 2º- os tiques deverão aparecer várias vezes durante o dia, quase todos os dias ou temporariamente em pelo menos três meses seguidos. 3º- os sintomas deverão aparecer antes da idade de 18 anos.

TRATAMENTO DA SÍNDROME DE TOURETTE:

A síndrome de tourette é um distúrbio comportamental que não tem cura, podendo ser controlada. Existem modalidades de terapia comportamental cognitiva, também chamada de tratamento de reversão de hábitos, onde são monitoradas as sensações premonitórias e os tiques, tendo por compromisso, conseguir as respostas voluntárias que neutralizem os tiques característicos da síndrome.

Os medicamentos antipsicóticos estão sendo úteis na diminuição da intensidade dos tiques quando a sua permanência  prejudica a autoestima e convivência social. Há casos em que se aplicam no local dos tiques, a toxina botulínica (botox). Alguns especialistas sugerem o tratamento cirúrgico, que consiste em estimulação cerebral profunda em algumas áreas do cérebro.síndrome de tourette 2

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS:

Não retardar a consulta ao médico especialista, se perceber movimentos involuntários no seu filho, principalmente em fases iniciais de vida, onde ele precisará ser tratado e não rejeitado.

[youtube]http://youtu.be/EmMX33jSuuA[/youtube]

Fonte: Dr. Drauzio Varella

Imagens: Bing.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *