Schwannoma

Schwannoma é um tumor do tecido que cobre os nervos, chamado bainha do nervo.

Schwannoma (sh-won-oma) é um tumor do tecido que cobre os nervos, chamado bainha do nervo. O tumor Schwannoma se desenvolve em uma célula de nome célula de Schwann, daí o nome Schwannoma.

Os schwannomas geralmente  são benignos.

O tipo mais encontrado de schwannoma é o schwannoma vestibular, que atinge o nervo responsável pelo equilíbrio, chamado de nervo vestibular, podendo causar surdez no ouvido interno, porque o nervo da audição e do equilíbrio correm juntos e, na proporção que o tumor cresce, provoca danos no nervo auditivo (nervo coclear). Por conta disso, eles podem ser chamados de neuromas acústicos.

Saiba mais sobre o schwannoma vestibular

Tumores cancerosos receberam o nome de schwannomas malignos. Eles também são denominados tumores malignos da bainha dos nervos periféricos ou neurofibrossarcomas.

Os schwannomas  podem se originar em qualquer parte do corpo.

As áreas mais comuns são:

O nervo ciático, nervo principal da perna.

O plexo braquial, nervos do topo do braço.

A rede de nervos chamada plexo sacral, localizada na parte inferior das costas.

Saiba mais sobre schwannomas malignos

Exames para diagnóstico do schwannoma

Seu médico irá fazer sua anamnese e vai solicitar exame de sangue para averiguar sua saúde de uma maneira geral. Outros testes poderão ser incluídos:

Exame de ressonância magnética

Teste auditivo

Tratamento dos tumores schwannomas

O tratamento do tumor schwannoma vai depender da sua localização no corpo, se é benigno ou maligno (canceroso). Seu médico irá acompanhá-lo cuidadosamente no início da doença, antes de indicar qualquer tratamento. Eles vão observá-lo regularmente e monitorar todos os seus sintomas. O tratamento do schwannoma poderá provocar vários efeitos colaterais.

O mais importante tratamento do schwannoma é a cirurgia para remoção do tumor. O tipo de cirurgia vai depender local do tumor. Se o tumor for maligno, será também indicada radioterapia e quimioterapia.

Relação entre Neurofibromatose Tipo 2 e Schwannomatose

A neurofibromatose tipo 2 (NF2) é uma doença hereditária rara que pode aumentar o risco de desenvolver schwannomas vestibulares nas duas orelhas, pode também aumentar as chances de desenvolver tumor no revestimento do cérebro e da medula espinhal, o meningioma.

Sintomas do schwannoma:

Perda gradativa da audição, piorando com o tempo

Zumbido auditivo

Distúrbios no equilíbrio

Outra ocorrência mais rara relacionada aos schwannomas é a schwannomatose. Portadores de schwannomatose desenvolvem múltiplos schwannomas  nos nervos em todos os locais do corpo como: cabeça, coluna vertebral e membros.

Na schwannomatose, as dores locais são comuns de serem encontradas. Pessoas com schwannomatose, de um modo geral não desenvolvem os outros tumores, como os encontrados em neurofibromatose tipo2 (NF2), como o meningioma.

Tratamento de Neurofibromatose tipo2 (NF2) e Schwannomatose:

A condição cirúrgica em geral só ocorre se o tumor estiver acarretando sintomas ou se o paciente ficar muito mal, porém a cirurgia poderá causar outras intercorrências.

Em muitas ocasiões em que os tumores estão em crescimento, o tratamento poderá ser feito com radioterapia. Nessa condição, existe o risco de a radioterapia fazer com que o tumor possa regredir, mudar ou se torne maligno (canceroso).

O especialista irá esclarecer os riscos dos tratamentos com você.

Consiga mais informações sobre schwannomatose da Children’s Tumor Foundation

Fonte: Pesquisa online sobre Schwannomas
Imagens: Google
https://youtu.be/l5c9V26o0I8

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *