Massagens

massagem 2Existem quatro tipos básicos de massagem; todos eles podem contribuir para os tratamentos ou para preservação da saúde. Normalmente, a técnica moderna das massagens é aplicada como complemento dos exercícios físicos ou também como substituto da ginástica para pessoas de vida sedentária, que não podem dedicar tempo ao esporte. Conforme a natureza dos movimentos, a massagem poderá produzir efeitos sedativos e relaxantes ou efeitos de estímulo e excitação dos tecidos.

COMO SE EFETUA A MASSAGEM – É uma manobra mecânica efetuada com as mãos ou com  e aparelhos especiais. Os movimentos da massagem, orientam-se pela direção das fibras musculares e ao longo do sentido da circulação venosa, ou seja, na direção do coração. Movimentos especiais, delicados e lentos, produzem efeito sedativo. Os movimentos rápidos e energéticos das mãos do fisioterapeuta, produzem efeitos excitantes nos músculos.

massagem 3

TIPOS DE MASSAGEM – As principais modalidades são: DESLIZAMENTO, PERCUSSÃO, AMASSAMENTO, FRICÇÃO E VIBRAÇÃO.

massagemO deslizamento consiste em deslizar as mãos pela pele do paciente em movimentos leves e longos. Na percussão, sucedem-se golpes breves e rápidos, de maior ou menor intensidade, aplicados com a palma das mãos, com os bordos do lado do dedo mínimo e mesmo com os punhos cerrados, com delicadeza capaz de evitar efeitos dolorosos. O amassamento consiste em sobrelevar e espremer os músculos e tecidos superficiais, em movimentos seguidos de leve torção. A fricção consiste em deslizar com os dedos a área a massagear. Os movimentos podem ser de vaivém ou circulares, na amplitude que for permitida pela elasticidade da pele naquele ponto. A pressão consiste em comprimir a zona da massagem com toda a palma da mão. A pressão é seguida de movimentos rítmicos e repetidos. A vibração consiste em movimentos oscilatórios contra a pele, em sentido perpendicular a ela, num rítmo tão rápido quanto possível e sem suprimir a pressão. Existe também a massagem vibratória, realizada com o auxílio do aparelho vibrador.

[youtube]http://youtu.be/e9HpjKEYO5w[/youtube]

Imagens: Bing

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *