Infarto Agudo do Miocárdio

dor no peitoO Infarto Agudo do Miocárdio ( IAM )  é um mal súbito que ocorre quando o fluxo de sangue que chega ao coração pelas artérias coronárias sofre redução ou interrupção imediata e intensa, produzindo morte do músculo cardíaco por falta de oxigênio.

Sinais e Sintomas: A maior parte das pessoas com INFARTO queixa-se de dores intermitentes no peito, falta de ar e fadiga, alguns dias antes do ataque. Os episódios de dor podem ficar mais frequentes, mesmo com a diminuição dos esforços físicos.

DOR NO PEITO: Dor aguda e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o peito que pode se expandir para as costas, mandíbula, braço esquerdo e, mais raramente para o braço direito.

DOR NO ABDOME: A dor no abdome é menos frequente e pode ser confundida com gastrite ou esofagite de refluxo.

OUTROS SINTOMAS:

Sudorese ( suor em excesso );

Sensação de falta de ar e alteração no rítmo cardíaco;

Os lábios, as mãos e os pés podem ficar levemente azulados ( cianóticos );

Os pacientes idosos podem apresentar desorientação.

MEDIDAS A SER TOMADAS NA SUSPEITA DE INFARTO:

Não perca tempo! Quanto mais rápido o atendimento, menor o risco de morte.

Deve-se procurar atendimento médico imediato, pois metade das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas após o início dos sintomas.

O quanto antes for iniciado o tratamento médico, principalmente na primeira ou segunda hora do início dos sintomas, maiores serão as chances de sobrevivência.

Neste caso, boa parte do músculo cardíaco poderá ser salva se a obstrução da artéria coronária puder ser desfeita.

Como a área do INFARTO torna-se menor, o funcionamento do coração é em boa parte preservado e raramente o paciente poderá apresentar insuficiência cardíaca.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *