Fissuras Calcâneas (Rachaduras nos Pés)

rachaduras no pés 2Chamamos podopatias às doenças nos pés e a que mais se destaca, especialmente no sexo feminino, onde a incidência é maior, são as fissuras calcâneas, também conhecidas por rachaduras nos pés, caracterizadas por lesões lineares ou estreitas da pele.

As lesões lineares são decorrentes de espessamento, endurecimento e perda da elasticidade da pele, fazendo-a se abrir e rachar.

Levando em consideração sua espessura, podemos observar vários tipos de fissura calcânea; algumas fissuras fazem lesões superficiais e outras acometem tecidos mais profundos, ocasionando sangramento, por ocasião de espessamento e endurecimento da camada superficial da pele.

PRINCIPAIS CAUSAS DAS FISSURAS CALCÂNEAS:rachaduras no pés 3

* Andar e pisar incorretamente;

* Causas hereditárias;

* Frio, calor (alterações climáticas);

* Pouca hidratação ( não beber a quantidade de água recomendada);

* Diabetes, pele ressecada, pele sem sensibilidade;

* Alterações vasculares;

* Complicações da psoríase;

* Micoses;

* Agressões químicas;

* Andar descalço; usar sapatos abertos nos calcanhares (sandálias);

* Nos casos mais complicados, as fissuras poderão sangrar, poderão ficar muito dolorosas e poderá haver risco de contrair infecções bacterianas, porque o pé ficará em contato com o chão ao pisar.

PREVENÇÃO DE FISSURAS CALCÂNEAS OU RACHADURAS NOS PÉS:

* É errado lixar bastante os pés, pois eles ficarão com a pele muito fina e sem queratose (pele morta), aumentando as fissuras, dai o organismo entende isso como uma agressão e trata de se proteger, formando mais queratose. A podóloga, profissional responsável pelo tratamento dos pés, deverá saber a quantidade de queratose a ser removida sem prejudicar a integridade e a saúde dos pés

TRATAMENTO DAS FISSURAS CALCÂNEAS OU RACHADURAS NOS PÉS:

rachaduras no pés* Hidratação dos pés. Para hidratar as fissuras calcâneas, existem vários tipos de hidratante, devendo-se evitar os que contenham ácido salicílico em sua fórmula, pois é contraindicado nos portadores de diabetes, que têm a pele muito ressecada em consequência da diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), agravando mais os riscos de complicações.

* É recomendável procurar uma podóloga profissional para orientação de uso de produtos adequados e técnicas corretas para amenizar as rachaduras e fechar as fissuras; tudo isso depende da causa e da colaboração do cliente.

* Fissuras profundas e demoradas para fechar, poderá ser decorrente de diabetes; nesse caso o cliente deve ser encaminhado a um dermatologista ou algum outro especialista para o diagnóstico das causas das fissuras calcâneas.

[youtube]http://youtu.be/CCwGzThrQdk[/youtube]

Fonte: Pesquisa online

Imagens: Bing

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *