Fisioterapia Pós Mastectomia

fisioterapia pós mastectomia.jpg1Depois que é realizada a cirurgia de mama, onde talvez seja feita a retirada dos gânglios linfáticos na axila, poderá aparecer edema no braço correspondente. O edema poderá ser moderado, sem que seja percebido ou poderá ser mais severo. Ocorrendo infecção na mão e no braço, o edema tende a se agravar. A infecção poderá ser decorrente de ferimentos comuns, picadas de insetos, cortes, queimaduras e outras causas. Para prevenir a infecção pós cirúrgica, torna-se necessário ter todo o cuidado. Se ocorrer inflamação, edema, vermelhidão ou dor, procure o quanto antes assistência médica, para o adequado tratamento.

PRINCIPAIS CUIDADOS COM O BRAÇO E A MÃO APÓS A MASTECTOMIA:

1- Evitar que a manicure corte a cutícula. Pode ser usado creme nas mãos e unhas, para deixar a pele macia. É bom usar removedor de cutículas para deixar as unhas mais bonitas.

2- Procure evitar a medida da pressão sanguínea no braço, do lado da cirurgia.

3- Não colher sangue ou aplicar injeções na veia ou músculo do lado de onde foi feita a mastectomia.

4- Ter todo o cuidado com queimaduras; use sempre luvas apropriadas para proteger a mão quando for cozinhar.

5- Não furar os dedos com alfinetes, agulhas, espinhos das rosas e espinhas de peixe ou outros objetos cortantes.

6- Na jardinagem, evite arranhões; sempre usar luvas para plantar ou mexer com areia.

7- Evite machucar a pele ao contato com água ao lavar roupas.

8- Fique longe do contato direto com água sanitária; use uma colher de pau para mexer nela.

9- Evite o contato com palha de aço para dar brilho nas panelas; use sempre uma esponja para proteger a mão.

10- Não locomova móveis pesados; não carregue objetos pesados como sacolas, baldes com água; carrinhos de supermercado; carregar crianças nos braços; usar bolsas tiracolo no lado da mastectomia;  solicitar a ajuda de alguém quando for preciso.

11- Não se expor ao sol para evitar queimaduras, principalmente em praia ou piscina; usar sempre blusa de manga ou manta para se proteger do sol, queimadura e consequente edema de difícil cicatrização.

CONDUTA FISIOTERAPÊUTICA  NA PÓS MASTECTOMIA:

fisioterapia pós mastectomiaA prática dos exercícios de fisioterapia deverá ser feita com assiduidade, para a recuperação da saúde, da autoconfiança e dos movimentos perdidos. Fazendo os execícios regularmente, o paciente verá aos poucos os resultados alcançados pela força de vontade e a satisfação do dever cumprido. Passados os momentos de dor e desconforto, aos poucos estará apto para as atividades diárias.

Torna-se necessário realizar os exercícios duas a três vezes ao dia sempre, até conseguir recuperar os movimentos perdidos do braço. Uma boa postura também é importante, portanto, devem ser exercitados os dois braços para ajudar a melhorar a postura do corpo.

Os exercícios poderão ser feitos associados a exercícios respiratórios, para manter uma respiração correta.

Fonte: Pesquisa online

Imagens: Bing

[youtube]http://youtu.be/Wb3025H_3oQ[/youtube]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *