Dicas de Exercícios para o Verão

Dicas importantes para praticar exercícios nos dias quentes para melhorar sua saúde

O verão é uma ótima época para exercícios ao ar livre, porque os dias quentes dão mais coragem para praticar atividades físicas. As altas temperaturas e o sol forte requer cuidados para que no  decorrer dos exercícios não traga problemas de saúde.
Dicas  para executar exercícios de maneira saudável em dias quentes.

 

1.Proteja-se do sol

Usar protetor solar antes de sair de casa por todo o corpo e rosto é importante para dar início à prática de exercícios. Sem estar protegida, a pele fica exposta aos raios solares, podendo sofrer queimaduras, manchas e ficar propensa à doenças como o câncer.

Use sempre produtos com fator de proteção solar (FPS) mais de 30 e à prova d’água. Com esse cuidado, você impede que o suor elimine parte do protetor solar. Se faz necessário utilizar a proteção ao sol com acessórios, como viseiras e bonés.

2. Permaneça hidratada

Com o aumento da temperatura, o organismo necessita de mais líquido para ficar hidratado e conseguir manter o corpo equilibrado. Por isso, é importante ter muito cuidado com a hidratação no decorrer do verão e ter sempre disponível uma garrafinha d’água ou de isotônico para recompor a perda de líquido durante os exercícios.

Por ocasião do treino, é importante saber que o consumo de líquidos deverá ser feito lentamente, com pequenos goles alternados. Com esses cuidados, você se livrará de desconforto estomacal durante a prática de exercício corporal.

3. Alimente-se adequadamente antes da prática do exercício:

Em qualquer época da estação do ano, consumir os alimentos certos antes de se exercitar é imprescindível. No dias quentes, a má alimentação antes do treino somada ao calor do ambiental pode ocasionar hipotensão. Utilize alimentos integrais, frutas e legumes para que as refeições sejam cheias de nutrientes indispensáveis para a manutenção do organismo.

4.Fique atenta aos horários das refeições e dos exercícios físicos:

O sol intenso é prejudicial para a saúde. Por isso, é necessário determinar horários em que os raios solares estejam menos fortes, como por exemplo pela manhã ou à noite, e evitar os horários entre 10 horas e 16 horas, não indicado para se exercitar ao ar livre. Se possível, escolha os locais abertos que forneçam sombra para se proteger.

Fonte: Pesquisa online.

Imagens: Google.

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