ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL REDUZ O RISCO DE DIABETES

Atividade-fisica-300x186A mudança de hábito alimentar é um fator importante para a prevenção ou controle do diabetes, porém a maioria dos pacientes tem dificuldade de controlar o peso com dieta saudável e exercícios regulares.

Segundo o endocrinologista João Salles da SBD, a taxa normal de glicose no sangue é de 99mg/dl; quando a mesma fica entre 100mg/dl e 125mg/dl, o caso passa a ser pré-diabetes e acima desse valor, diabetes.

Diabetes é uma situação em que a glicose não é absorvida pelo organismo. No tipo 1, o paciente não tem insulina. No tipo 2, a insulina não age.

O médico explicou que a origem do diabetes tipo 2 não é ingerir doces e sim, ganhar peso e aumentar a barriga. A pessoa necessariamente não é obrigada a ser obesa, mas se tiver gordura abdominal deve  tomar cuidado e ficar alerta quanto ao diabetes.

Em fase pré-diabetes, quando não há insulina sendo produzida, uma dieta saudável e uma habitual prática de exercícios e caminhadas, poderão reverter o quadro. Quando o diabetes está diagnosticado, o retorno é considerado difícil. Em raros casos, com perda muito rápida de peso, poderá reverter o quadro.

O Ministério da Saúde indica que 5,6% dos brasileiros são diabéticos. A incidência é maior em idosos maiores de 65 anos ( 21,6 ). Na faixa etária de 18 a 24 anos o percentual cai para 0,6%.

De acordo com a SBD, 90% dos casos diabéticos são do tipo 2 e segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, se a doença não for tratada adequadamente, poderão surgir as seguintes complicações: retinopatia ( alteração da retina ), nefropatia ( alteração dos rins ), neuropatia, infarto do miocárdio e AVC ( acidente vascular cerebral ).

Por ser assintomático, o diabetes passa despercebido por anos, sem diagnóstico e tratamento, favorecendo complicações no cérebro e no coração. Poderão ocorrer sintomas de muita sede, cansaço e urina abundante. Exame de glicemia em jejum, detecta o distúrbio.

Dr. Salles falou que o Brasil é o 4º colocado em casos de diabetes. Mudança de hábitos alimentares e de vida podem prevenir o quadro. A população deverá ficar informada sobre o problema diabetes e suas manifestações

Imagens: Bing

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *