Síndrome de Asperger

Sind aspergerA síndrome de Asperger está classificada na categoria dos transtornos gerais de desenvolvimento e se caracteriza como um transtorno neurobiológico. Atualmente a síndrome de Asperger está muito relacionada com o autismo.

Recentemente a síndrome de Asperger e o autismo foram incluídos na nomenclatura chamada de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); portanto, a síndrome de Asperger é considerada uma forma mais leve do autismo. Dessa maneira os pacientes serão diagnosticados pelo grau de comprometimento, deixando o diagnóstico mais preciso.

Como a síndrome de Asperger foi enquadrada recentemente como transtorno do espectro autista, dai a dificuldade de se saber o número certo das pessoas portadoras dessa doença. Segundo estatísticas, uma em 250 crianças são diagnosticadas com a síndrome. Nos Estados Unidos os números mostrados são menores, uma em cada dez mil crianças, segundo pesquisas.

A causa da síndrome de Asperger é desconhecida, bem como o transtorno do espectro do autismo, porém alguns cientistas acham que a causa pode ser uma anomalia cerebral das crianças portadoras da síndrome.

As doenças transtorno bipolar do humor e depressão poderão estar relacionadas com a síndrome de Asperger e o transtorno do espectro do autista.

Os sintomas da síndrome de Asperger variam de acordo com a intensidade, gravidade e de pessoa para pessoa.

PRINCIPAIS SINAIS DA SÍNDROME DE ASPERGER:sind asperger1

*Problemas de Socialização: As crianças portadoras da síndrome de Asperger têm muita dificuldade de se relacionar com as pessoas e têm comportamento estranho em ambientes sociais. Elas não apresentam capacidade para dialogar, por isso se isolam.

* Comportamento agitado e repetitivo: As crianças portadoras da síndrome desenvolvem comportamento diferente, repetitivo e estranho.

* Atividades rotineiras pouco comuns: Crianças com a síndrome de Asperger desenvolvem atividades diferentes e se recusam a modificá-las, como por exemplo, vestir-se na ordem adequada, etc.

* Dificuldade de se comunicar: Crianças com o trnstorno têm dificuldade para contatos visuais e falar com pessoas; têm também dificuldade de expressão facial e gestos, de compreensão corporal e falada.

* Interesses escassos: Seus interesses são demasiado obcessivos nas atividades que lhe chamem a atenção, como prática de alguns esportes, jogos, etc.

* Dificuldade na coordenação motora: Apresentam movimentos desordenados, diferentes.

* Possuem habilidades e talentos: Possuem habilidade e talento para determinadas áreas de seus interessem como jogos, quebra-cabeças, desenho, pintura.

DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE ASPERGER:

Em psiquiatria, o diagnóstico da síndrome de Asperger segue as diretrizes do ManualDiagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSN, sigla em inglês), onde se englobam em Transtorno do Espectro Autista. Confira:

DÉFICITS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL:

Dificuldade nas interações sociais, no comportamento verbal e não verbal; nos diálogos e conversas e no relacionamento social.

PADRÃO REPETITIVO E RESTRITO DE ATIVIDADES E INTERESSES:

Estereotipias,  repetição de determinadas atividades, rotina confinada, interesses restritos e pouco comuns, hiperatividade ou hipoatividade, pouca reação a estímulos sensoriais.

Permanece uma dúvida se os pacientes diagnosticados antes da DSM terão que ser diagnosticados novamente ou se vão continuar com o antigo diagnóstico.

Fonte: Pesquisa online

Imagens: Bing.

Imagem de Amostra do You Tube

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