Mastectomia e Suas Indicações

mastectomia 3Mastectomia é a cirurgia de mama em que é feita sua remoção quando existe um diagnóstico de câncer de mama; porém a mastectomia também é preventiva, com a finalidade de minimizar o risco da mulher desencadear o câncer de mama.

TIPOS DE MASTECTOMIA:

MASTECTOMIA SIMPLES: Só são removidas as glândulas mamárias e a aponeurose do músculo peitoral maior. Este tipo de mastectomia é indicado no caso de carcinoma in situ (carcinoma localizado), detectado precocemente.

MASTECTOMIA PREVENTIVA: É a mastectomia em que é feita a retirada da mama para prevenir o surgimento do câncer de mama. Ela é indicada nos casos em que a mulher já teve câncer em uma das mamas, sendo feita a mastectomia na outra mama para prevenir seu ressurgimento. É indicada também para mulheres com grandes chances de desenvolver câncer de mama.

MASTECTOMIA RADICAL: É o tipo de mastectomia em que é removida a glândula mamária completa, o músculo peitoral e os linfonodos da área axilar, porém na mastectomia radical modificada, são removidas as glândulas mamárias e os linfonodos, sendo que o músculo peitoral maior fica conservado, sendo chamada mastectomia radical modificada de Patey. Quando são preservados os músculos peitoral maior e peitoral menor, ela será chamada mastectomia radical modificada de Madden.

QUANDO A MASTECTOMIA PODERÁ SER REALIZADA:

1- Quando a mulher sofrer o risco elevado de desenvolver o câncer de mama (mastectomia preventiva)

2- Quando a mulher já teve câncer em uma das mamas, fazer a mastectomia preventiva na outra mama.

3- Quando a mulher apresentar o diagnóstico de carcinoma in situ, detectado precocemente, realizar a mastectomia simples para evitar seu desenvolvimento.

A forma complementar para o tratamento do câncer de mama é o tratamento radioterápico e quimioterápico.

mastectomia e reconstruçãoA reconstrução da mama é feita através de implantes de silicone e embora em muitos casos é realizada logo após a cirurgia, em outros casos é contraindicada, devendo a paciente esperar pela liberação do médico para serem realizados os implantes necessários.

O tratamento de fisioterapia deverá ser iniciado após a mastectomia, com a finalidade de atuar na imagem corporal da mulher, na liberação dos movimentos dos membros superiores e para prevenir as contraturas musculares provocadas pela cirurgia.

Fonte: Pesquisa online

Imagens: Bing.

Imagem de Amostra do You Tube

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *