Legumes e Sua Importância na Alimentação

legumesÉ do conhecimento de todos que os legumes são extremamente importantes na alimentação, porque faz bem à saúde, dai a necessidade da inclusão desses alimentos numa dieta balanceada, para termos uma vida saudável.

Uma alimentação balanceada, rica em legumes, previne várias doenças decorrentes da falta de nutrientes no organismo.

O consumo de nutrientes como os legumes, usados constantemente, garantem o bom funcionamento de sistema digestivo e diminuem o risco de câncer, doenças cardíacas e doenças crônicas.

PROPRIEDADES DOS LEGUMES:

Os legumes são compostos de fibras, carboidratos, vitaminas e água (H2O). Nas suas folhas são encontradas clorofila, responsável pelo fornecimento de oxigênio ao nosso sangue.

legumes- batataPROPRIEDADES DA BATATA:

A batata, por suas propriedades, é indicada no tratamento de algumas doenças como as inflamações do trato urinário, cistite e outras; na higiene feminina agindo nos processos inflamatórios em que há a presença de corrimentos, age também na recuperação de feridas e picadas de insetos.

PROPRIEDADES DA BERINJELA:legumes-berinjela

A berinjela, como a maioria dos legumes possui poucas calorias. Ela é rica em potássio, cálcio, fósforo e fibras. Está indicada na prevenção de doenças da vesícula biliar e fígado. Seu consumo é indicado para diminuir os níveis de colesterollegumes- beterraba

PROPRIEDADES DA BETERRABA:

A beterraba tem sua indicação como laxante natural, é diurética e fonte de energia. Previne e é indicada nos casos de anemia, problemas hepáticos e determinados tipos de câncer. É também indicada na redução do colesterol ruim, proporcionando mais saúde aos vasos sanguíneos.

legumes- brocolisPROPRIEDADES DO BRÓCOLIS:

O brócolis, também conhecido como laxante natural, tem ação tonificante e previne anemias. O brócolis tem substâncias capazes de destruir células cancerígenas; previne doenças gástricas, como úlcera e gastrite.

PROPRIEDADES DA CENOURA:

A cenoura é fonte de vitamina A, fósforo, cloro, cálcio, sódio e potássio. Ela está indicada na prevenção de câncer, anemia. diarréia, asma, doenças da pele, doenças dos ossos.legumes- cenoura

Por suas propriedades cicatrizantes, a cenoura está indicada na amamentação, aumentando a produção do leite materno.

OBSERVAÇÃO:

Legumes que possuem folhas verdes mais escuras são ricas em ácido fólico, atuando no combate à anemia. No período de gestação, as folhas verdes estão indicadas; nelas foram encontrados ferro, fósforo e cálcio.

Os legumes deverão, de preferência, serem consumidos crus. Se cozinhar, eles deverão ser usados com pouca água, no menor tempo possível.

Os legumes ao serem cozidos, perdem parte de suas propriedades e que são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

Fonte: Melhor com Saúde

Imagens: Bing

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