Intolerância à Frutose (Doença rara)

frutoseIntolerância à frutose, também chamada de frutosemia é uma anomalia rara, em que o paciente não possui a enzima responsável pela quebra da frutose (açúcar encontrado nas frutas em geral).

A intolerância à frutose  mais frequente é a hereditária, porque a ausência dessa enzima no organismo é decorrente de um erro genético, porém pode ocorrer a intolerância à frutose em pessoas idosas. Por ser um fator genético, a intolerância à frutose não tem cura.

DIAGNÓSTICO DA INTOLERÂNCIA À FRUTOSE:

Existem dois métodos para diagnosticar a intolerância à frutose: 1º- biópsia do fígado para investigar a atividade da enzima; 2º- teste de tolerância à frutose, sendo a frutose injetada na veia, sob controle total para observar se o paciente tem condições de transformar a frutose.

DIETA INDICADA PARA INTOLERÂNCIA À FRUTOSE:

Torna-se necessário excluir os alimentos doces que contenham frutose e sacarose, para se conseguir uma dieta equilibrada, são eles:

* Frutas;

* Açúcar de mesa, melaço, xarope de ácer, frutose, sorbitol;

* Ervilha, lentilha, grão-de-bico, feijão branco, milho e soja;

* Nabo, beterraba, pepino, couve, tomate;

* Lácteos: leite doce com frutose, sorvetes comerciais com frutose ou sorbitol, iogurte com frutas;

* Pão integral, farinha de soja, todos os cereais feitos com açúcar e mel.

Devemos ter muita precaução com os com os alimentos doces de um modo geral, porque poderão usar frutose ou sacarose para adoçá-los, dai a necessidade dos pacientes com intolerância á frutose evitá-los:intolerância

* Excluir doces dietéticos, doces para diabéticos, caramelos, guloseimas, chocolates, chicletes sem açúcar, sorvetes comerciais, bolos, bolachas industriais, massas doces, principalmente as que não contêm açúcar, dietéticos em geral.

TRATAMENTO PARA INTOLERÂNCIA À FRUTOSE:

Deverá ser excluído da dieta os alimentos que contenham frutose e sacarose, podendo ser necessário o uso de medicamentos para combater os sintomas da intolerância, como vômitos, dor abdominal, diarreia, fraqueza, que ocorre quando se ingere por acidente, certos alimentos que contenham frutose ou sacarose.

Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista

Imgens: Bing

6 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *