Hepatite

Designamos Hepatite a qualquer alteração no fígado por diferentes causas, sendo as principais, as infecções virais tipo A, B e C. O uso abusivo do álcool, substâncias tóxicas, como alguns medicamentos, podem desencadear a Hepatite.

A bebida alcoólica transformando-se em ácidos prejudiciais às células hepáticas, levam ao aparecimento da Hepatite.

PRINCIPAIS TIPOS DE HEPATITE:

Hepatite A: É transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminados ou de pessoa para pessoa. A Hepatite A não causa sintomas e fica incubada 10-50 dias. Quando ocorrem , são eles: febre, olhos amarelos, náuseas, vômitos, desconforto abdominal, falta de apetite, urina escura, fezes claras.

Embora exista vacina específica contra o vírus da Hepatite A (HAV), a melhor maneira de tratá-la é obedecer as condições de higiene, como água tratada, alimentos bem cozidos e lavagem frequente das mãos.

Hepatite B: Transmitida pelo vírus HBV, pode ser moderada, levando algumas semanas para sua cura (fase aguda), podendo também se transformar numa doença grave, demorada (crônica), que pode se transformar em câncer de fígado. Sua transmissão é ocasionada pelo contato com sangue, sêmen durante relações sexuais com pessoas infectadas, uso de agulhas e drogas compartilhadas.

Sua vacina é recomendada para adultos e crianças com suspeita de contaminação pela Hepatite B.

Hepatite C: É originada do vírus HCV, geralmente crônica, podendo levar à cirrose e câncer de fígado. A transmissão ocorre pelo contato com sangue, uso compartilhado de agulhas e drogas com a pessoa infectada.

DIETA PARA COMBATER A HEPATITE:

Beber bastante água para purificar o organismo; ingerir alimentos digestivos para ajudar o trabalho do fígado; evitar gorduras e bebidas alcoólicas.

ALIMENTOS INDICADOS PARA O TRATAMENTO DA HEPATITE:

Frutas, legumes, hortaliças, grãos, carnes magras, pão, macarrão, arroz integral, suco de fruta.

O tratamento clínico vai depender da causa da doença.

Fonte: Tudo Sobre Hepatite.

78 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *