Gordura e Suas Recomendações

GORDURASão substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triacilgliceróis. Além de fonte de energia, são veículos importantes de nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais.A recomendação dos especialistas é que os nossos alimentos contenham 20 a 30% de calorias provenientes das gorduras, para um adulto com saúde.

Devemos ter conhecimento que 1 grama de gordura contém 9 calorias. Se uma pessoa consumir 2000 calorias diariamente e se a recomendação é de 20% – 30%, o ideal ficaria em 400 – 600 calorias vindas das gorduras. Se 1 grama de gordura possui 9 calorias, ficaria 44 – 66 gramas de gordura por dia, neste exemplo de consumo por pessoa.

É importante saber que antes de incluir essa recomendação dietética, é preciso saber a respeito dos 4 tipos de gordura, dos quais 2 devem ser consumidos e 2 tipos devem ser evitados.

gordura transO QUE NÃO DEVEMOS COMER: Gorduras trans e gorduras saturadas.São os 2 tipos de gordura que devemos evitar totalmente. Devemos manter a taxa de gordura saturada baixa e a taxa de gordura trans mais baixa ainda.

A American Heart Association sugere 2 gramas de gordura trans por dia, mas eu recomendo 0 gramas. Alimentos ricos em gordura trans: biscoitos, bolos, outros produtos de pastelaria, fast food, batatas fritas, salgadinhos e a maioria dos junk foods.

O QUE DEVEMOS COMER: As gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas são os 2 tipos de gordura que devem ser incluídos na nossa dieta alimentícia.

FONTES DE GORDURA SAUDÁVEL:

* Peixes: salmão, cavala, arenque, sardinha, etc.

* Óleo de peixe e óleo de semente de linho.

* Nozes e sementes.

* Abacates.

* Azeite de oliva e canola.

Semelhante a calorias e proteínas, você precisa saber quanto de gordura há em seu alimento, o tipo de gordura, consultando o rótulo da embalagem ou pesquisando na internet.

RESUMINDO:gordura saudável

1 grama de gordura possui 9 calorias.

As dietas que contêm elevada quantidade de gorduras trans e saturadas, poderão provocar doenças cardíacas e inúmeros problemas de saúde.

As gorduras saudáveis, polinsaturadas e monoinsaturadas, fazem o oposto, ou seja, ajudam a impedir os mesmos problemas de saúde. Uma das gorduras polinsaturadas é o ômega 3, o mais benéfico de todos, cuja fonte mais importante é o peixe e o óleo de peixe.

Consumir gordura não engorda e comer a quantidade adequada de gordura não dificultará sua perda de peso. Se a gordura que você ingerir for proveniente de fontes saudáveis, ela auxiliará no seu emagrecimento e melhorará sua saúde geral.

A perda e ganho de peso depende das calorias. Comer mais que o necessário, ganha peso. Comer menos, perde peso.

Fonte: Emagrecer.com

Imagens: Bing.

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