Câncer de Próstata

cancer de próstataO QUE É PRÓSTATA? É uma glândula que pertence ao sistema reprodutor masculino, cuja finalidade é produzir e armazenar parte do líquido seminal. CÂNCER DE PRÓSTATA é o tumor mais encontrado nos homens com idade superior a 50 anos. Os fatores predisponentes são idade avançada (acima de 50 anos), história familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e alguns hábitos alimentares ( dieta gordurosa, carente de verduras, frutas e vegetais. sedentarismo e peso em excesso.

A raça negra tem maior probabilidade de desenvolver a doença

SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA: A maioria dos cânceres de próstata vai crescendo lentamente e são assintomáticos. Os tumores em etapas mais avançadas ocasionam retenção urinária, sensação de que a bexiga não esvaziou totalmente e hematúria (presença de sangue na urina).

Ossos doloridos, especialmente na região costal, decorrente de metástases, porque o câncer alcançou estágio mais avançado (grave).

cancer de próstata 2DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: É realizado através do exame físico (toque retal), exame laboratorial (dosagem do PCA). Constatando-se aumento da glândula ou PCA  com alteração, deverá ser feita uma biópsia para ver se há presença de tumor ou se é maligno ou benigno. Se o tumor for maligno, o paciente deverá se submeter a outro exame laboratorial, para ver o tamanho do tumor ou se há metástase.

TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: O tratamento vai depender do tamanho do tumor, sua classificação, a idade do paciente, podendo se submeter a prostatectomia radical ( remoção da próstata através de cirurgia), radioterapia, hormonoterapia e medicamentos.

No Brasil o câncer de próstata é o segundo tumor que mais mata homens.cancer de prostata 3

NOVEMBRO AZUL: É uma campanha nacional para a conscientização sobre o câncer de próstata, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Fonte: Dr. Drauzio Varella

Imagens: Bing.

Imagem de Amostra do You Tube

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *