Alimentos que Controlam a Hipertensão

aferição de pressão 1A pressão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes arteriais bombeadas pelo coração no sangue.

A pressão arterial ficando elevada por longo tempo, podendo acarretar outras complicações de saúde, como doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, etc.

A hipertensão se desencadeia ao longo dos anos e comprometendo grande parte da população mundial, provocando um número alto de óbitos.

Apesar de dar medo e ser um crônico, a hipertensão é detectada com facilidade e pode ser controlada por dieta balanceada e com a rotina de exercícios físicos.

aferição de pressão digital automáticaCausas e Sintomas

Você tem hipertensão quando sua pressão arterial está constantemente  acima de 14/9.

As  causas da hipertensão são certas patologias, gravidez, alguns medicamentos, obesidade, alimentação farta em sódio, fumo, estresse, etc.

Estão incluídos entre os sintomas, dores de cabeça intensas, náuseas, vômitos, tonturas, fadiga, alteração da visão e confusão mental.

Existem medicamentos que auxiliam na redução da pressão arterial, grande parte deles causam efeitos colaterais.

Existe possibilidade de controlar a hipertensão de forma natural e uma das alternativas é consumir os alimentos adequados.

LISTA DE ALIMENTOS QUE AJUDAM A CONTROLAR A HIPERTENSÃO:

 

1.Abacate:

abacateOs abacates são ricos em potássio, que tem a importância de manter a  pressão arterial em níveis normais. Fora o potássio, o abacate possui outros minerais, vitaminas, gordura monoinsaturada e nutrientes.

Trocar a manteiga ou maionese por um abacate maduro, ajuda a prevenir o  entupimento das artérias.

A gordura monoinsaturada presente no abacate diminui o colesterol LDL, que é prejudicial à saúde.

As fibras encontradas no abacate auxiliam na limpeza do sistema coronariano.

2. Espinafre

espinafreÉ um alimento farto em ácido fólico, responsável pela redução do risco de hipertensão. Vegetais de folhas verdes têm baixas calorias e fornecem potássio e magnésio  para manter as necessidades de manter a pressão sanguínea em níveis aceitáveis.

Comê-los em saladas e sanduíches ajuda na redução da hipertensão arterial.

Possuem antioxidantes que baixam a pressão arterial

Os peptídeos reduzem a pressão arterial

O espinafre cozido no vapor e usado nas saladas conserva seu teor nutritivo.   /

3. Leite desnatado

leite desnatadoO leite desnatado contém cálcio e vitamina D. Estes nutrientes contribuem juntos na redução da pressão sanguínea em mais ou menos 10%.

Reduzindo a gordura ou colesterol que obstrui as artérias provocando a elevação da pressão arterial

As calorias baixas que estão contidas no leite desnatado são ótimas para promover uma dieta saudável.

4. Feijão

feijãoO feijão é muito nutritivo e farto em fibras solúveis. Contém também magnésio e potássio, excelentes reduzir a pressão arterial alta.

O feijão é um recurso barato para se conseguir o suprimento nutricional para a melhora da saúde global, auxiliando na redução da hipertensão. Você pode adicionar o feijão de várias maneiras, como nas saladas e sopas. O feijão contêm vitaminas, minerais e fibras que ajudam a reduzir o colesterol, e consequentemente a pressão arterial.

5. Alho

alho 1O alho possui enxofre e apresenta propriedades anti-inflamatórias em suas indicações. O alho auxilia na remoção dos depósitos de gordura das artérias e na prevenção de doenças coronarianas.

Como usar?

Consumir um dente de alho por dia e verificar a pressão arterial reduzir no período de 2-3 meses. Use o alho diariamente. Você pode também consumir os suplementos do alho disponíveis no mercado.

6. Bananas

bananaAs bananas são ricas em potássio e,  evidentemente auxiliam na redução da pressão arterial, evitando acidente vascular cerebral. Por terem baixo teor de sódio, constituem um alimento adequado para as pessoas que têm pressão arterial alta.

Como consumir?

Coma ao menos uma banana por dia, para conseguir a porção de potássio indispensável para o corpo

Você pode acrescentar ao seu café matinal ou consumir as bananas congeladas em fatias nos lanches. Você poderá também fazer uma vitamina de banana com leite desnatado.

7. Amêndoas

amêndoas Proteína e gordura saudável estão contidas nas amêndoas. A gordura saudável auxilia na redução do nível de colesterol e diminui a pressão sanguínea elevada, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

As gorduras monoinsaturadas auxiliam na redução do colesterol e previne inflamações da artéria. Isto e consequentemente baixa a pressão arterial

O potássio contido nas amêndoas minimiza o efeito prejudicial do sódio em pessoas que possuem pressão sanguínea elevada.

8. Azeite

azeiteO azeite de oliva é constituído de antioxidantes chamados de polifenóis, cuja função é combater os radicais livres. A polifenóis evitam que haja oxidação do colesterol LDL.

Quando há a oxidação do colesterol LDL, ele fica aderido nas paredes das artérias, provocando elevação da pressão arterial.

O azeite de oliva também possui ácido oleico que reduz a pressão arterial.

Para conseguir mais resultado com o azeite de oliva, não o aqueça. Poderá também poderá ser usado nas saladas, legumes ou feijão.

9. Tomates

tomatesOs tomates, ricos em licopeno, antioxidante natural que ajuda a proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Licopeno e carotenóides contidos no tomate auxiliam na redução da pressão arterial e previne das doenças cardíacas associadas.

Os tomates possuem os benefícios necessários para a saúde de um modo geral, porque contém vitaminas A, C e E e os nutrientes potássio e cálcio. Beber todos os dias 250ml de suco de tomate puro durante dois meses, auxilia na redução da pressão arterial.

10. Aipo

aipoO aipo tem um composto especial chamado de 3-n-butil ftalato, que tem a função de relaxar os músculos dos vasos sanguíneos, ajudando na redução da pressão sanguínea.

Ele contém é composto dos minerais potássio, cálcio e magnésio, que também auxiliam a diminuir a pressão arterial.

É usado em preparações alimentícias, pode ser usado cru em saladas e nas sopas. Coma aipo quatro vezes ao dia com a finalidade de reduzir a pressão arterial.

11. Chocolate

chocolateO chocolate possui cacau em sua composição, que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, contribuindo para a redução da pressão arterial. É importante o uso de chocolates que contenham, mais ou menos, 70% de cacau em sua constituição.

Consuma um quadradinho de chocolate por dia, no período de três a quatro meses.

O chocolate possui muitas calorias, por isso coma pequenas porções, sem se arriscar de ganhar peso.Escolha chocolates com menor quantidade de açúcar e sem leite para conseguir melhor efeito.

12. Salmão

salmãoO Salmão é rico em ômega-3 e ácidos graxos EPA, ajudando a reduzir as infecções, que provocam aumento da pressão arterial.

O salmão também é rico em proteínas e possui baixo teor de gordura, tornando muito benéfico para as pessoas pressão hipertensivas.

O salmão não deve ser fritado. A fritura altera o teor nutritivo das proteínas e diminui seu efeito benéfico.Coma no mínimo 100 gramas de salmão assado ou grelhado todos os dias.É também aconselhável tomar suplementos que contenham óleo de peixe.

13. Sementes de linhaça

sementes de linhaçaA semente de linhaça possui mais ômega-3 do que os salmões, também contém ômega-6. Ela tem indicações anti-inflamatórias e também auxilia na redução da pressão arterial.

As sementes de linhaça ajudam a retardar o enrigecimento dos vasos sanguíneos, evitando a formação da placa bacteriana que se fixa no interior das artérias.A semente de linhaça também serve para reduzir o colesterol ruim ou LDL. Previne a inflamação, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.       /

14. Batatas

batatasEles são ricas em potássio e magnésio, necessários para a boa saúde do coração. Se o seu nível de potássio for baixo, seu corpo vai reter mais sódio, levando a uma alta da pressão arterial.

Alimentos ricos em potássio impedem a retenção de sódio, assim reduzindo a pressão arterial

Magnésio garante o livre fluxo de sangue através das artérias

A Batata ajuda a manter o equilíbrio mineral no corpo, mantendo a pressão arterial em níveis mais baixos.

15. Melancia

melanciaMelancia também contém o fito-nutriente caroteno,  licopeno, que dá o tom avermelhado a alguns alimentos.

É importante para a saúde cardiovascular, uma vez que tem benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.

A citrulina presente na melancia ajuda a relaxar a musculatura lisa ao redor das artérias, garantindo o livre fluxo de sangue, portanto, reduzindo a pressão arterial.

Consuma a melancia sem sementes e desfrute dos seus benefícios para a saúde.

Você pode usar sementes de melancia torradas como aperitivos

Use como um bom complemento para as salada

CONCLUSÃO:

aferição de pressão 2Se você tem sintomas de pressão alta, é necessário verificar a sua pressão arterial regularmente. Uma dieta voltada a prevenção da hipertensão, pode lhe poupar de alguns aborrecimentos futuros.

Faça mudanças no seu estilo de vida, inclua esses alimentos para controlar a pressão alta em sua alimentação diária e comece a praticar exercícios físicos, nem que seja uma simples caminhada.

Para maximizar seu tratamento, procure um medico de sua confiança.

Fonte: Dicas de Saúde

Imagens: Bing

Imagem de Amostra do You Tube

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