A Importância das Proteínas na Dieta Alimentar

proteínas vegetaisProteínas são moléculas biológicas gigantes formadas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. Elas estão presentes em todos os seres vivos e têm participação em todos os processos celulares, com a finalidade de exercer muitas funções orgânicas, como duplicação de DNA, resposta a estímulos e transportar moléculas. Proteínas em grande número são enzimas que funcionam como catalizadoras das reações bioquímicas vitais do metabolismo. Exercem também funções estruturais ou mecânicas , como por exemplo, a actina e a miosina dos músculos e as proteínas no citoesqueleto, que formam verdadeiros andaimes, que dão forma às células.

Existem outras proteínas com papel importante na sinalização das células, resposta imunológica e ciclo celular. As proteínas são diferentes umas das outras na sequência dos aminoácidos, que por sua vez é regulada pela sequência genética, que produz o enovelamento e estrutura tridimensional específica com sua atividade.

proteínas animaisDiferentemente dos vegetais, os animais não sintetizam todos os aminoácidos que precisam para sua sobrevivência e são chamados aminoácidos essenciais; conseguidos pela ingestão de alimentos proteicos, que se transformam em aminoácidos quando são digeridos. As proteínas encontram-se em muitas espécies de alimentos de origem animal e vegetal, como a carne, os ovos, o leite, o peixe, incluídos como fontes completas de proteínas. As principais fontes de origem vegetal ricas em proteínas são os legumes (feijão, lentilha, soja e grão-de-bico).

A maior parte dos aminoácidos está presente na alimentação humana, porque uma pessoa que tem uma dieta balanceada não vai precisar de suplementos proteicos. A necessidade de proteínas se torna mais acentuada em atletas, em crianças, na gravidez, durante a amamentação ou em recuperação de uma cirurgia ou trauma.

Quando a quantidade de proteínas no organismo não é suficiente, ocorre a desnutrição proteica, podendo ocorrer doenças e atrasos no desenvolvimento infantil, como o kwashiorkor.

ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS ANIMAIS:proteínas1

Carne, peixe, ovo, leite, queijo, iogurte.

ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS VEGETAIS:

Leguminosas: Feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas e cereais: arroz.

Fonte: Pesquisa online

Imagens: Bing

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